Menu

segunda-feira, 8 de junho de 2015

[Resenha] As espiãs do dia D - Ken Follett


Título: As espiãs do dia D
Autor (a): Ken Follett
Editora: Editora Arqueiro
N° de páginas: 448
Ano de lançamento: 2015
Lançamento: 15/05
Classificação: 5/5

Sinopse: 
Segunda Guerra Mundial. Na fúria expansionista do Terceiro Reich, a França é tomada pelas tropas de Hitler. Os alemães ignoram quando e onde, mas estão cientes de que as forças aliadas planejam libertar a Europa. Para a oficial inglesa Felicity Clairet, nunca houve tanto em jogo. Ela sabe que a capacidade de Hitler repelir um ataque depende de suas linhas de comunicação. Assim, a dias da invasão pelos Aliados, não há meta mais importante que inutilizar a maior central telefônica da Europa, alojada num palácio na cidade de Sainte-Cécile. Porém, além de altamente vigiado, esse ponto estratégico é à prova de bombardeios. Quando Felicity e o marido, um dos líderes da Resistência francesa, tentam um ataque direto, Michel é baleado e seu grupo, dizimado.

Abalada pelas baixas sofridas e com sua credibilidade posta em questão por seus superiores, a oficial recebe uma última chance. Ela tem nove dias para formar uma equipe de mulheres e entrar no palácio sob o disfarce de faxineiras. Arriscando a vida para salvar milhões de pessoas, a equipe Jackdaws tentará explodir a fortaleza e aniquilar qualquer chance de comunicação alemã – mesmo sabendo que o inimigo pode estar à sua espera. As espiãs do Dia D é um thriller de ritmo cinematográfico inspirado na vida real. Lançado originalmente como Jackdaws, traz os personagens marcantes e a narrativa detalhada de Ken Follett. 

Resenha

"Cinquenta mulheres inglesas foram enviadas à França como agentes secretas durante a Segunda Guerra Mundial. Trinta e seis sobreviveram. As outras quatorze deram suas vidas.  Este livro é dedicado a todas elas".  
 - Dedicatória do livro

Ken Follett é um escritor britânico conhecido por escrever thrillers e romances históricos baseados em fatos reais e que muitas vezes lideram a lista dos mais vendidos. Eu nunca havia lido nada do autor, apesar de já ter ouvido falar muito bem, decide escolher esse livro pois a sinopse me chamou muita atenção e posso dizer que não me arrependo por escolhe-lo, sinceramente não sei porque não li nada desse autor antes pois ele é genial.
Ken Follett consegue deixar o livro interessante durante toda a leitura, o livro começa bom, continua bom e termina bom, a narrativa nos envolve e a escrita é muito bem elaborada, os personagens muito bem criados e cada um possui uma forma distinta. Um livro cheio de sentimentos e apesar de toda tensão que se passa, com um "quê" de romance.
A história se passa durante a Segunda Guerra Mundial, tema ao qual sou apaixonada, é contada em terceira pessoa, e o foco da história é a personagem Felicity, mais conhecida como Flick, ou como Leoparda, seu codinome na Executiva de Operações Especiais. O livro começa com uma operação comandada por Flick e seu marido Michael, um ataque a maior central telefônica da Europa que se localiza em Sainte-Cécile e que é comandada pela Alemanha, a operação foi um fracasso, três agente são capturados pela Gestapo, Michael leva um tiro e outros tanto morrem durante a operação. Com isso Flick se vê em um impasse, precisa concluir a missão, porém com sua equipe praticamente destruída não é possível.
Após contar toda a história fracassada do ataque Flick tem a ideia de criar um grupo apenas de mulheres para se infiltrarem na central telefônicas como faxineiras e explodir a central, porém a Executiva de Operações Especiais ao qual ela faz parte não dispõem de muitas agentes que falem francês fluente e que já não estejam infiltradas na França, como ela dispõem apena de oito dias para poder executar a operação, Flick juntamente com Paul um Major da inteligência da Executiva de Operações Especiais, tem poucos dias para poderem recrutar e treinar essas mulheres e as tornarem agentes, com um tempo extremamente curto e com uma missão quase impossível nasce as "Jackdaws", essas mulheres corajosas encontram diversas dificuldades durante toda a trajetória da missão, e fazem coisas que parecem impossíveis. As espiãs do dia D é um livro que surpreende a todos pela força dessas mulheres, e saber que toda essa história é baseada em fatos reais torna tudo ainda mais perfeito e bonito.

Um livro que em diversos momentos nos tira o fôlego e consegue nos fazer sentir raiva e alegria em um passar de página. Eu estou completamente apaixonada pela narrativa do Ken Follett e As espiãs do dia D é o tipo de livro que você termina já querendo recomeçar de tão maravilho que é!
Com personagens bem elaborados e uma narrativa envolvente As espiãs do dia D tem tudo para se tornar um dos favoritos.

Ráyca de Oliveira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário