Menu

quarta-feira, 18 de março de 2015

[Resenha] Antes que eu vá - Lauren Oliver

Eis uma das coisas que aprendi naquela manhã: se você ultrapassa um limite e nada acontece, o limite perde o sentido. É como aquele velho enigma sobre uma árvore caindo em uma floresta, e se ela faz ou não barulho, se não há ninguém por perto para ouvir. Você estende o limite cada vez para mais longe, e o ultrapassa todas as vezes. É assim que as pessoas se afastam da Terra. Você se surpreenderia com a facilidade que é sair de órbita, girar para um local onde niguém o pode tocar. Perder-se - ficar perdida. Ou, talvez, não se surpreendesse. Talvez alguns já saibam.
A esses só posso dizer: Sinto muito.

Titulo: Antes Que Eu Vá
Autora: Lauren Oliver
Editora: Intrínseca
Ano de Lançamento: 2011
Número de páginas: 360 
Classificação: 4/5

SINOPSE: Samantha Kingston tem tudo: o namorado mais cobiçado do universo, três amigas fantásticas e todos os privilégios no Thomas Jefferson, o colégio que frequenta — da melhor mesa do refeitório à vaga mais bem-posicionada do estacionamento. Aquela sexta-feira, 12 de fevereiro, deveria ser apenas mais um dia de sua vida mágica e perfeita. Em vez disso, acaba sendo o último. Mas ela ganha uma segunda chance. Sete “segundas chances”, na verdade. E, ao reviver aquele dia vezes seguidas, Samantha desvenda o mistério que envolve sua morte — descobrindo, enfim, o verdadeiro valor de tudo o que está prestes a perder. ... Em uma noite chuvosa de fevereiro, Sam é morta em um acidente de carro horrível. Mas em vez de se ver em um túnel de luz, ela acorda na sua própria cama, na manhã do mesmo dia. Forçada a viver com os mesmos eventos ela se esforça para alterar o resultado, mas acorda novamente no dia do acidente. O que se segue é a história de uma menina que ao longo dos dias, descobre através de insights desoladores, as consequências de cada ação dela. Uma menina que morreu jovem, mas no processo aprende a viver. E que se apaixona um pouco tarde demais.

Resenha: E se você pudesse mudar a sua morte? E se você tivesse mais uma chance de conseguir fazer com que sua morte fosse diferente? Você faria? E se você tivesse sete chances?
Samantha Kingston é uma adolescente que aparentemente tem tudo, popularidade, o garoto mais cobiçado do colégio como seu namorado, amigas fieis e pais amáveis. Depois de um dia de escola tipicamente normal com o dia do cúpido e com o ''veneno'' natural dela e suas amigas sobre as outras pessoas, ela é convidada para uma festa na casa de Kent, seu amigo de infância o qual ela não mantém mais contato. Junto de suas amigas Sam vai a festa e se diverte como esperado, porém a noite não acaba nem um pouco bem e muito longe do que elas haviam planejado, elas sofrem um acidente de carro no qual Sam morre! Porém as coisas não são assim tão fáceis, de repente Sam se vê repetindo o mesmo dia de sua morte, não apenas uma vez, mas sete vezes. Durante esses sete dias Sam revê todas suas atitudes, enxerga tudo que fez durante anos, vê em que tipo de garota se transformou, e se pergunta porque ela deveria morrer.

Mas antes que comece a me acusar, permita-se fazer uma pergunta: o que fiz foi realmente tão ruim? Tão ruim que eu merecia morrer por isso? Tão ruim que eu merecia morrer assim? O que fiz foi realmente tão pior do que o que todo mundo faz? É realmente muito pior do que o que você faz?

O livro no total é interessante, o enredo é bem reflexivo e um tanto filosófico. A autora deixou algumas parte bem vagas mas não eram lá tão interessantes, em alguns momentos a história se transforma um tanto quanto cansativa e repetitiva, porém nada que estrague a leitura por completo. Confesso que mantive as esperanças ate o final, durante a leitura aprendi a ver a personagem com outros olhos e passei a sentir os mesmo sentimentos que ela, o final é justo, entretanto não era o que eu desejava.

Eis outra coisa a se lembrar: a esperança o mantém vivo. Mesmo quando você está morto, é a única coisa que o mantém vivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário